🧩- #19 : A treta da Noruega com a Meta. E um pouco de IA, claro.
Eu gosto de Newsletters,
Não dá pra procrastinar, por que tem data pra enviar. E ao mesmo tempo é um conteúdo que não pode ser feito às pressas ou mal feito.
Newsletter cria hábito e caráter :)
Essa semana foi loucura (falo mais ao final aqui), mas a prioridade era a Newsletter ficar prontinha para vocês! E sem atraso, se o sistema não der pau.
Aproveite!
Abraços,
Peçanha
Anúncios da Meta são banidos na Noruega: mais um motivo para estudar marketing. Não entendeu? Te explico.
Desde o início da semana a Meta está proibida de veicular anúncios baseados em dados comportamentais na Noruega, a não ser que eles obtenham autorização explícita dos usuários.
É algo que sabemos que ela não irá fazer, porque além de muito difícil, não é eficiente. Quando a Apple lançou o iOS14 em 2021, ela limitou o rastreamento de dados somente para pessoas que dessem autorização explícita. Em 6 meses, somente 38% das pessoas autorizaram.
Isso mostra que as pessoas não querem ser rastreadas na Internet, e está tendo um impacto gigante nas receitas do Facebook - aproximadamente 10 bilhões de dólares em 2022, segundo a própria empresa.
Segundo o Datatilsynet, órgão de proteção de dados da Noruega, a Meta pode continuar rodando outras formas de anúncios, como publicidade contextual, desde que não dependa de rastreamento de indivíduos sem autorização. Caso continue, a multa será de 100 mil dólares por dia. Um trocado para a empresa, mas que ainda pode ser o início de problemas maiores.
A Noruega fica longe do Brasil, essa decisão não vai afetar em nada a gente, mas é mais um lembrete de um movimento que é inevitável. Cada dia será mais difícil acessar os dados das pessoas sem o consentimento delas. A consequência são anúncios mais caros e a necessidade de revermos nossas estratégias.
E eu adoro isso, mesmo que muitos colegas marketeiros discordem.
Parafraseando o governo sueco, eu acredito que “a espionagem comercial invasiva para fins de marketing é um dos maiores riscos para a proteção de dados na Internet hoje em dia”.
Privacidade é importante.
Ah, “mas aí os pequenos negócios não vão mais conseguir vender na Internet” é o argumento da Meta. É verdade que anúncios ultra-otimizados e direcionados perderão eficiência. Mas marketing não é só isso.
Sempre que escuto essa frase eu lembro de um papo que tive com o Busarello, professor da ESPM e vários outros lugares, em que ele deu o exemplo de quando São Paulo proibiu outdoors com a lei da cidade limpa, em 2006. Muito marketeiro entrou em pânico, achando que seria impossível continuar vendendo. Mas o mercado só se ajustou.
Olhando em retrocesso, é uma ótima lei, a gente que se ajuste.
E hoje, com todo mundo na Internet, os pequenos negócios vão achar uma solução, seja fazendo Tiktoks, Newsletter ou marketing de conteúdo.
Não é à toa que eu falo muito sobre esse tema, sendo até repetitivo. Você precisa entender de marketing além das ferramentas e redes de anúncio são uma ferramenta.
Anúncios não são só último clique, a jornada é importante, branding é a base de tudo e muito mais. Esse é um dos temas do primeiro blog post que escrevi pra PbyP e a razão do primeiro curso que lancei aqui foi de Fundamentos do Marketing.
A gente sempre se adapta e consegue ter sucesso, basta entender as regras do jogo. No fim do dia, quem pode “se dar mal” (perder alguns bilhões mas continuar bilionária) é a Meta.
E eu honestamente não dou a mínima para eles.
Deixe de ser um operador e vire estrategista com os cursos da Pbyp!
Inteligência Artificial cria um episódio inteiro de South Park. Imagina quem tá bolado (com razão)?
Essa semana o usuário The Simulation no Twitter demonstrou que conseguiu criar um episódio inteiro de South Park usando IA. O roteiro é bom? Não. As piadas? Não. A animação? Bem, é South Park. Mas ainda assim é impressionante. Você pode assistir aqui e tirar suas conclusões.
Sem entrar em detalhes muito técnicos, basicamente eles criaram uma “South Park” (a cidade) virtual, em que os personagens têm suas vidas artificiais, cada um sendo um agente independente e “pensando” por conta própria. Depois adicionaram mais uma camada de IA que gera as cenas, as vozes e todo o visual.
Com tudo isso rodando, é só jogar um prompt descrevendo bem por alto o roteiro do episódio e esperar que ele seja criado.
Esse é somente um exercício para fins de pesquisa, mas é claro que deu muito o que falar, principalmente por ter sido lançado durante a greve dos roteiristas de Hollywood.
Eles não estão felizes com isso.
É muito difícil prever o futuro, e qualquer pessoa dizendo que sabe o que vai acontecer está mentindo. Nesse caso é meio assustador e impressionante.
Mas aguardemos cenas dos próximos capítulos.
Não seja substituído(a) por IA, estude marketing na PbyP!
🔥 Acontece na PbyP🔥
Ok, essa foi uma semana de boas notícias e desafios. Vou até por como lista para ficar mais fácil de ler:
Já temos 3 aulas (hoje mais tarde serão 4) do novo curso de Growth disponíveis na plataforma. Quem tá acompanhando ao vivo tá adorando!
Ontem o Webinar com a Nohoa foi super enriquecedor. Em breve disponível para os alunos!
Fechei uma parceria para disponibilizar um curso de Marketing por Dados para os alunos, ou seja, esse mês teremos dois cursos novos. Detalhes semana que vem.
Avaliei pessoalmente 325 candidaturas, selecionei 15 finalistas, até o final da semana que vem já tenho alguém trabalhando comigo! Deu um trabalhão, viu.
Participei de um webinar sobre branding na semana de vendas B2B da Ploomes, que também ficará disponível para os alunos.
Gente, é muito conteúdo, espero que gostem! E vou continuar fazendo cada vez mais, pois meu objetivo é ajudar todo mundo a crescer na carreira.
Até semana que vem.!
Seja um membro pagante e acesse 65+ horas de conteúdo!
Abraços,
Peçanha





