Peça-Chave #39: Chefs, Cozinheiros e Marketeiros
É 2024 gente!
Assim, nada mudou na prática, já que é o ano novo é uma data bem arbitrária, mas espero que tenham descansado e estejam prontos e prontas para mais um ano.
(Beleza, essa primeira semana passou devagaaaaar, mas tá valendo)\
Hoje trago um texto sobre um tema que muito me atrai - Primeiros Princípios - além de novidades interessantes na Pbyp School (agora temos brindes)!
Boa leitura
O que um chef, um cozinheiro e Aristóteles podem te ensinar sobre marketing (e a vida)?
Existe um conceito na filosofia que gosto muito, chamado primeiros princípios, definido por Aristóteles, que significa “...uma proposição ou suposição básica, fundamental, auto-evidente, que não pode ser deduzida de qualquer outra proposição ou suposição”
Complexo né, mas a gente perdoa se Aristóteles não era um bom copywriter. Mas, simplificando e trazendo para a nossa realidade, um primeiro princípio nada mais é do que um elemento básico de alguma área, que não é derivado de outro elemento.
No marketing, por exemplo, um primeiro princípio é que estamos sempre impactando pessoas através de meios de comunicação, com diferentes formatos e conteúdo. Outro princípio é que temos o objetivo de gerar oportunidades de negócio.
Essa não é uma lista exaustiva mas, para mim, é a base de tudo.
Logo, pensar em primeiros princípios (ou segundos, ou terceiros, desde que sejam princípios) significa quebrar problemas complexos em seus elementos básicos para depois ir construindo a solução de baixo para cima.
Para exemplificar: você sabe a diferença entre entre um chef de cozinha e um cozinheiro? Apesar dessas duas definições muitas vezes serem usadas como sinônimos, elas são distintas.
Um bom cozinheiro é alguém que sabe operar muito bem uma cozinha. Entende como os equipamentos funcionam, executa receitas com perfeição e entrega aquilo que é esperado. Mas, dentro de um certo grau de liberdade (tamanho da porção, quantidade de sal, por exemplo), ele está seguindo as receitas que foram criadas por outras pessoas.
Um chef, por outro lado, entende cada detalhe do processo culinário. Ele sabe os tipos de sabor e textura e suas combinações, o efeito de cada temperatura em cada tipo de alimento, etc. É uma pessoa que consegue abrir uma geladeira e montar um prato delicioso, nunca antes feito, baseado puramente nos princípios da culinária e o que estiver disponiível
No dia a dia de um restaurante a diferença é até pequena. Mas só se tudo der certo. Ambos conseguem cozinhar os mesmos pratos do cardápio com resultado muito similar, e dizer se o prato saiu bom ou não. Mas, quando algo dá errado, somente o chef consegue entender qual o propósito de cada elemento do prato e identificar onde aconteceu o erro.
Esse tipo de conhecimento e atitude é como um super poder, não só na cozinha, mas na vida em geral.
Quando falamos de marketing, pensar em princípios é ainda mais poderoso. Enquanto no mundo da culinária é tudo relativamente constante, com receitas centenárias e ingredientes milenares, no marketing a situação é bem diferente: parece que todo dia existe algum novo canal, um novo hack, uma nova tendência.
Marketeiros "cozinheiros", que não entendem princípios, vão baixar o último “copie esse meu prompt para ter sucesso”, “o número ideal de palavras para rankear no Google” ou “um áudio para você viralizar no TikTok”, sem entender o motivo deles funcionarem (se funcionarem). Para complicar, o nosso mercado é cheio de picareta que promete sucesso com essas fórmulas prontas.
Ainda mais grave é tudo aquilo que não é tão obviamente picaretagem, mas já estamos acostumados no nosso dia a dia que já interpretamos erroneamento como princípios.
Por exemplo, nós não precisamos postar em redes sociais e ter engajamento, mas sim alcançar as pessoas no local ideal com a melhor mensagem. Redes sociais são só um canal que, no momento, está em alta.
O que acontece se um dia as redes sociais pararem de funcionar? Ou deixarem de ser relevantes? Há pessoas que construíram suas carreiras inteiras como “Social Media” sem entender o princípio que faz elas serem usadas em primeiro lugar.
Hoje o SEO está ameaçado por IA e outras mudanças de comportamento. O que acontece com o profissional de SEO?
Se eles forem como os chefs, conseguirão se adaptar para novos canais e formatos, já que os princípios não mudam. Se forem cozinheiros, passarão aperto para se recolocar no mercado de trabalho. E, mesmo que o mercado não mude tanto, terão dificuldade em crescer na carreira e se destacarem no mercado.
Para piorar as coisas, claro, as empresas também incentivam seus funcionários a só pensarem no curto prazo e no operacional. É o default delas. Se meu bônus depende da quantidade de curtidas ou tráfego orgânico, independente do resultado pra empresa, eu vou focar em aumentar esses números. É a Lei de Goodhart, sempre em ação.
Ou, como disse Upton Sinclair em uma frase que eu adoro:
“É difícil fazer um homem compreender algo quando seu salário depende, acima de tudo, que não o compreenda.”
Jabá obrigatório: eu criei o curso de Fundamentos do Marketing exatamente pela minha frustração de ver tanta gente sem entender os princípios de marketing e querer ajudar.
Se não quiser fazer o curso (não ficarei chateado. Ok, talvez só um pouco), busque aprender mais sobre posicionamento, proposta de valor, branding, os 4Ps e copywriting. Tudo no marketing é baseado nesse conhecimento.
E aí, você quer ser um chef ou um cozinheiro?
Novidade na PbyP: gamificação (e brindes)
Aqui na PbyP estou comprometido com a educação e o sucesso profissional dos alunos. Milhares de pessoas já passaram pelos cursos, o que me deixa muito feliz, mas ainda está faltando um elemento importante: a troca de experiências e ideias.
Temos um espaço para isso, dentro da plataforma, que está parado. Em parte porque não fiz um lançamento oficial!
Mas isso muda agora. Estou lançando oficialmente a comunidade PbyP, junto de um programa de gamificação para bonificar as pessoas mais engajadas.
Você ganha pontos por completar cursos e aulas mas, principalmente, por interagir de maneira positiva nos fóruns. Veja as regras completas aqui (somente para alunos pagantes)
Para janeiro os 3 alunos com maior pontuação ganharão brindes (a definir) e sessões exclusivas de mentoria comigo, para te ajudar a resolver qualquer problema que estiver tendo!
Mas, independente dos pontos, saiba que eu estou monitorando o fórum o tempo todo e vou responder às dúvidas pertinentes para ajudar o máximo possível.
Bora trocas umas ideias?
Abraços,
Peçanha.